quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Promoção de lunetas, sem entrada e sem juros!

Há muito tempo atrás, li um livro cujo título é "A Luneta Mágica". Não me lembro quem é ou autor nem os personagens nem os detalhes da história. Mas me lembro que o personagem principal arranjou, inicialmente, um "luneta do bem",por assim dizer. Quando ele olhava para algo com a tal luneta, só conseguia enxergar as coisas boas do mundo: tudo era bom, bonito, perfeito. As pessoas só tinham virtudes,ele não podia enxergar nenhum problema ou defeito nelas. Isso o prejudicou bastante, porque ele não conseguia perceber os defeitos importantes de muitos e passou até mesmo a ser enganado por algumas pessoas. Então ele trocou de luneta: a nova só lhe permitia enxergar o lado ruim das coisas. Ele via os piores defeitos que ninguém conseguia perceber, inclusive em quem todos considerariam um "santo" e passou a desprezar a companhia das pessoas.
Não me lembro do fim da história, mas imagino que o tal personagem deve ter desistido dessas lunetas mágicas...


É claro que não contei esse história só por contar. O fato é que não sei se isso acontece com muita gente, mas tenho tido a impressão de que ando com as duas lunetas. Em certos momento, ou em certas pessoas, enxergo qualidades que outros observadores não percebem. Em outras, no entanto, eu percebo algumas coisas ruins em simples detalhes que outra pessoa sequer poderia imaginar.
Talvez isso seja bom, não sei. Mas o fato é que eu também estou pensando em como me desfazer das minhas "lunetas". Extremos não são bons, é melhor olhar as coisas com o famoso equilíbrio. Dizem que "o pior cego é aquela que não quer ver", mas "ver" demais também não é lá tão bom assim, né?
Alguém aí quer comprar minhas lunetas?


P.S.: adorei o solzinho de hoje, pena que ele se foi novamente :(

Nenhum comentário: