quinta-feira, 7 de maio de 2009

sistema Único de saúde

aaaD. Ana, 71 anos, lavradora,mora em Santa Leopoldina, interior do Espírito Santo. Há um mês recebeu o diagnóstico de linfoma de Hodgkin.
aaaSra. Dilma, 61 anos, ministra.Há quase dois meses, após um exame de rotina, constatou-se que apresentava um gânglio aumentando na axila esquerda e, vinte dias depois, foi confirmado o diagnóstico de linfoma não-Hodgkin.
aaaAlém de apresentarem neoplasia de células da linhagem linfóide, serem mulheres, brasileiras, reservadas e gostarem de usar batom vermelho em ocasiões especiais, nada mais têm em comum. A Sra. Dilma nunca ouviu falar de D. Ana e, provavelmente, nunca ouvirá. D. Ana até já viu a Sra. Dilma no Jornal Nacional, mas não entende bem dessas coisas de política, gosta mesmo é de esperar até o final quando o William Bonner diz "boa noite", com aquele charme todo, pra depois assistir a novela ( "se bem que as novelas de ultimamente estão ficando tão sem-sal... gostava mesmo é de assistir a reprise do Pantanal").
aaaAna (agora que já conhecemos até sua preferência por novelas, dispensemos a formalidade, porque,apesar da idade avançada, ela ainda conserva o hábito de gostar de ser chamada só pelo primeiro nome. Nem o segundo nome, Idalina, herdado da avó, ela gosta) só procurou atendimento no posto de saúde quando o "caroço" no pescoço estava grande demais. Não que ela se importasse, nem estava incomodando muito, "só às vezes que dava assim, uma falta de ar, mas era só ficar uns minuto quieta que já passava", mas o povo da cidade andava perguntando tanto sobre aquilo que ela acabou procurando o médico, Dr. Reginaldo, do postinho, homem muito bom.
aaaDilma (nesse caso, também dispensemos a formalidade, já que agora ela quer se sentir mais próxima de nós porque está pensando, veja só, em ser a próxima presidente do Brasil e dos brasileiros, inclusive da Ana) ficou sabendo que estava com uma doença após um exame de rotina que o seu médico particular pediu, só pra ter certeza de que estava tudo bem. E acabaram descobrindo que não estava tudo bem. E, ao contrário de Ana, Dilma teve sorte em descobrir a doença no estágio inicial.
aaaAna foi encaminhada ao Hospital da Clínicas de Vitória,um hospital universitário, do SUS, para fazer uma bópsia. Ficou esperando um tempão numa sala, tinha um monte de gente na sua frente, mas nem reclamou porque acabou fazendo amizade coma D. Joana de Alfredo Chaves. Dilma foi para o Hospital Sírio Libanês, aquele bem chique que de vez em quando aparece no Jornal Nacional que a Ana assiste, onde só interna vice-presidente, cantor estrangeiro e mais um monte de gente importante. Depois ainda mandaram um pedacinho do seu "caroço", muito menor que o da Ana, lá prum país estrangeiro pra descobrir qual era mesmo a doença que ela tinha.
aaaA história da Ana acaba aqui, ninguém mais sabe informar o que aconteceu, ninguém quis saber. Ana não apareceu na capa de revista, nem mesmo o William Bonner, seu companheiro de todas as noites, avisou que ela estava com um problema; ela nem deu uma entrevista coletiva. Minto;deu, sim: pra cinco vizinhas que vieram curiosas perguntar como é que tinha sido a viagem pra Vitória e o que o médico tinha dito. Mas o que se sabe mesmo é que D. Joana voltou dia desses no hospital e contou que no dia da biópsia Ana cochichou, quando o médico não estava por perto, que não ia querer fazer cirurgia e nem tratamento nenhum, mesmo que o médico pedisse - "se eu tiver que ir, é porque chegou a minha hora, né? Na época da minha mãe, nem tinha esse monte de doença que o povo inventa hoje; ela teve é tuberculose, falaram que ia morrer e viveu mais uns vinte anos, só morreu depois de picada de cobra. Se eu tiver que ir, é porque chegou a minha hora."
aaaA história de Dilma é outra, bem diferente. Até o pessoal vizinho da Ana já ficou sabendo que ela está com uma doença. Deu até no Fantástico, sem bem que a Ana prefere o William Bonner que aquele Zeca.
aaaO que a gente não tem certeza, mas imagina, é que o marido da Ana, seu Arlindo, que ainda nem havia entrado na história,deve ter insitido com ela pra fazer o que o médico mandou, voltar pra Vitória pra ser tratada naquele hospital cheio de estudante, que é um hospital muito bom e com vários médicos qualificados.
aaaA Dilma, por outro lado, vai fazer o tratamento que a equipe médica dela pediu, por quatro meses, várias sessões de quimioterapia. Já tem até político dizendo que ela vai passar por tudo e vai mesmo ser a presidente do Brasil. Mas ela não quer o hospital cheio de estudante, vai preferir aquele hospital de vice-presidente e cantor estrangeiro . "Mãe do PAC", mulher estudada, ela deve conhecer muito bem os preceitos do SUS de "universalidade, integralidade e equidade", mas estranhamente preferiu pagar um dinheirão pra ser tratada naquele hospital chique, que também tem esses preceitos bonitos, que tem filantropia e tudo mais, mas que dificilmente seria acessível a Ana, com tanta tecnologia, como vai ser a Dilma.
aaaAna não sabe nada disso mas, mesmo se soubesse, ela ficaria no hospital de estudantes.
aaaEla não tem outra escolha.

(Jeq*)


Nenhum comentário: