segunda-feira, 12 de julho de 2010

Médico também erra? o.O

Certa vez fui comprar um livro numa dessas grandes livrarias. A balconista, ao me atender, pediu o meu cartão de crédito e a minha identidade. Dei, por engano, o cartão do plano de saúde em vez do de crédito. Ela logo percebeu o erro e educadamente me alertou do fato. Pedi desculpas, ao que a moça simpaticamente completou:

-Tudo bem, errar é humano!
Não perdi a oportunidade de fazer uma brincadeira:
-Mesmo sendo médico?
Para a minha completa surpresa, a moça ficou atordoada.
-Mas você é médico! Então não deveria errar!
Será que ela nunca teria aventado para aquela possibilidade?

(...)

A falsa impressão de que o médico não erra, não precisa comer ou não tem fadiga, é realmente muito conveniente. Desta forma, enquanto pacientes, estaremos seguros. Não seremos vítimas de imperfeições humanas.
Desculpe-me, mas pretendo decepcioná-lo constantemente.
Sabe aquele médico de família excelente, solícito e que sempre acerta?
Ele também já teve o seu primeiro paciente. Sofre as angústias, dúvidas, medos e fraquezas do nosso dia a dia. Engana-se. Fica doente, alimenta-se, e possui as mesmas necessidades fisiológicas que todos nós.


( Dr. Dario Vianna Birolini em "A Tática da Lagartixa")

Nenhum comentário: