sexta-feira, 30 de julho de 2010

Os livros e eu

Vi no Blog "Livros e Pessoas" (aliás, recomendo muitíssimo a todos!) uma idéia que eles acharam legal e "colaram" e que eu que achei muito legal e também estou colando. Espero que você também goste: sinta-se à vontade para colar também!
=)

Na verdade, cada um tem sua própria lista de livros e a criatividade para personalizá-la não deve ter limites.
Aí vai a minha(que, aliás, está SEMPRE em construção...) 

Livro que mais gostei: o livro que mais gosto é sempre aquele que estou lendo naquele momento, fato. Mas é impossível não citar "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, como aquele que conseguiu me impressionar e extasiar por várias e várias vezes, do início ao fim, e até hoje.
Livro mais longo que li: nesse quesito, deve haver muitos empates. Gosto de livros que parecem infindáveis à primeira vista. Dentre estes, destaco "O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder ,quem é que nunca o leu?
Livro que recomendo pra todo mundo: para todo mundo, não sei. Mas todo estudante de medicina e todo médico deveria ler, obrigatoriamente, "O Físico", de Noah Gordon.
Livro que recomendo para todo mundo (2): "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint -Exupery. Criança ou adulto, que goste ou não de ler. A leitura é fácil mas relevante, de uma delicadeza ímpar. Descubro novas coisas toda vez que o releio.

Livro para se ler antes de dormir: A Bíblia. Ou assim que acordar. Melhor ainda é fazer como Davi: guardá-la no coração ( e na mente)
Uma coleção de livros: Série Cris, de Robin Jones Gunn. Não há como falar da minha relação com a leitura sem citar a série que marcou minha adolescência. Mas que fique claro: recomendo só se você também for uma adolescente.rsrs
Livro que li antes do filme nele baseado: "O Código da Vinci", de Dan Brown. Obviamente, preferi o livro ao filme (mas também não achei a oitava maravilha do mundo ¬¬)
Livro que pretendo reler: Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Adoro histórias fantasiosas desse tipo, e acredito que vou aproveitar melhor a segunda leitura desse clássico.
Livro que quero comprar mas nunca encontro: "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato. Um dos livros infantis mais interessantes que me lembro de ter lido.
Livro que gostaria muito de ler, mas ainda não li: "Alma Sobrevivente", de Philip Yancey.
O primeiro livro que li na vida: "A galinha ruiva". O primeiro livro a gente nunca esquece! ;-)
Livro de poesias: "Os cem melhores poemas do século". Não me lembro o organizador e nem a editora, mas é uma seleção de poemas excelente.
Livro de crônicas: "Comédias da vida privada", do Luis Fernando Verissimo. Impagável! =)
Chorei ao ler: "Campo Geral" (Guimarães Rosa), "A cidade do Sol" (Kalhed Rosseini) , "Éramos seis" (Maria José Dupré)... melhor parar por aqui. Essa lista seria enoorme!;)
 Livro que outra pessoa indicou: "Cartas de um diabo a seu aprendiz", de C. S. Lewis. Queria mesmo ler um livro de Lewis. O @pavarini indicou esse no forms. Arrisquei e...adorei!
Livro que ganhei de presente do próprio autor: "Perdoa-me por me prenderes", do Dr. Edilson Pinto. Presentão!:)
Livros que me intrigaram: "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Ao contrário de todo mundo, sempre achei  que Capitu é inocente e Gabriela, dissimulada.
Livro que todo mundo leu, menos eu: "A Cabana", de William P. Young. Não é por nada, talvez ainda o leia. 
Livro que estou lendo: "Quando Nietzsche chorou", de Irvin. D. Yalom. Ainda estou no metade inicial da leitura, mas gostando bastante.


"Não há livro tão mau que não tenha algo de bom." (Cervantes)

"Que nunca o livro fique longe de tua mão e de teus olhos." (São Jerônimo)  
(Jeq*)
 

Um comentário:

disse...

Ah! Como é bom não está só: Também acho Capitu vítima de um homem louco e Gabriela das mais dissimuladas...

Ótima lista!
e ótimo blogue!
;D