sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cansei (3)

Preciso fazer exames de rotina, Doutor. Hemograma, testes de função tireoidiana, glicemia, perfil lipídico... aproveita e pede também as provas de função hepática, função renal...pede um raio-X de tórax pra ver como anda meu pulmão. Faça os marcadores imunológicos, provas inflamatórias e até os marcadores tumorais.
O fato é que estou cansada, Doutor, muito cansada. Um cansaço assim completo, que vem de muito tempo e que agora descompensa.
Cansaço, de não aguentar mais dormir pouco ou mesmo dormir muito e não ter um sono reparador; cansada dessa dor na região escapular que irradia para o ombro e pescoço e às vezes região lombar; cansada de andar em pé no transporte coletivo e nunca ver nada melhorar nem um pouquinho; cansada por não saber mais como demonstrar que sou apenas uma- uma única pessoa- e não posso exercer com excelência o papel de duas, menos ainda de três, quatro e por aí vai...cansada das lesões orais recorrentes - seriam reflexo da ansiedade?-, da acne refratária, da cefaléia quase diária.
Cansaço, não aguento mais gente pequena. Gente que gosta de todo mundo mas que no fundo não gosta mesmo  é de ninguém. Cansada de gente de visão pequena, de cabeça dura e coração mais ainda. Cansada de magalomaníacos que só pensam na grandeza daquilo que se vê e nunca se lembram que o que importa é a pequenez da essência. Cansada daqueles que só tem uma mesma canção na vida, que não conhecem a nova canção que Ele dá aos que o amam. Cansada dos míopes que só enxergam a si próprios e, ainda quando enxergam os outros, é a si e a seu ego que procuram sustentar.
Cansaço de Godot, conhece Doutor?
Pede os exames, Doutor, faz também um eletro, um eco, um eletroencefalograma.
E, se por acaso, tudo estiver normal, me passa o remédio, o único remédio que cura cansaço, seu Doutor: dá- me a verdade que liberta e que me dê a coragem de mandar pro espaço (ou pra qualquer outro lugar) toda essa coisa, essa gente que me cansa só de pensar.



"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 
(Mt 11,28) 

(Jeq*)

Nenhum comentário: