quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os livros e eu (2)

O que a literatura te ensinou?

(por Katherine Funk) 

 

 Grande pergunta. Nem sei por onde começar a responder porque eu não fiz essa pergunta a mim mesma antes, não dessa forma. A música tem uma função forte na minha vida também, mas a função é diferente, é menos envolta nos conceitos verbais e mais focada na expressão dos sentimentos impalpáveis, mais sutis e espirituais. A música me ensina a amar a vida como ela é. E a literatura me ajuda a entendê-la, a investigá-la, a perscrutar todos os seus porquês e razões e desrazões. A literatura me mantém apaixonada por essa posição de investigadora diante do mundo. 

 

Ultimamente, estou saboreando devagarinho o Grande Sertão - Veredas, de Guimarães Rosa, e aprendo com ele, por exemplo, que “viver é muito perigoso”. Oh, sim, e que “o que a vida quer da gente, é coragem”. E, em geral, dos livros, me vem mesmo a ideia de que o importante, na vida, é simplesmente viver – deixar acontecer, e aproveitar as oportunidades de conhecimento sobre a alma humana, e a miséria e a beleza humana, que aparecerem.

 

A literatura me ensina a estar aberta a buscar novas questões, o tempo todo. Adoro aprender a ser inquieta com meus autores preferidos.

(...)

 As palavras de um livro, emprestadas para nossas mentes, podem ecoar por anos, como memórias, lembranças, mistérios, sonhos, ou ainda como chaves subjetivas para entender situações novas a que somos constantemente apresentados nessa vida.

Nenhum comentário: