sexta-feira, 5 de junho de 2020

SilĂȘncio

Carta para Ruthe đŸŒ·

VocĂȘ foi uma das pessoas que mais amei na vida, por isso sinto tĂŁo imenso esse vazio da sua ausĂȘncia. E nunca duvidei que era recĂ­proco, seu amor sempre foi explĂ­cito e abundante na minha vida.

Nossa conexĂŁo sempre foi muito forte, profunda, autĂȘntica e natural. Desde sempre, eu sabia que queria ser como vocĂȘ quando crescesse, todo mundo sempre soube. Desde sempre eu tenho orgulho (e sei que vocĂȘ tambĂ©m sentia) quando dizem que eu sou "igualzinha" a vocĂȘ,e que vocĂȘ tambĂ©m era minha mĂŁe. Nossa mĂŁe. E mesmo depois que cresci, eu continuei ,e continuo, querendo ser como vocĂȘ, e sendo. Mesmo sem combinar, acabĂĄvamos descobrindo que nossas escolhas eram parecidas. O jeito de falar, de pensar,atĂ© de vestir; os posicionamentos, os questionamentos, o gosto pela poesia. 

Eu vou sentir tanta falta das nossas conversas. VocĂȘ era tĂŁo forte, tĂŁo dona de si, tĂŁo ĂĄgil e discreta em cuidar de todos os detalhes e ao mesmo tempo se fazer presente e fazer diferença na vida de todos nĂłs. Eu sempre admirei tudo o que vocĂȘ fez, sua maneira de lidar com a vida e de fazer escolhas. Sempre me inspirei em sua coragem de ser vocĂȘ mesma e nĂŁo aquilo que esperavam que fosse, e hoje me sinto grata por ter dito isso em uma de nossas Ășltimas conversas.

NĂŁo houve sequer um momento importante da minha vida em que vocĂȘ nĂŁo estivesse por perto, me incentivando e cuidando com seu jeito discreto e firme. Quando nasci, a primeira roupa que ganhei foi vocĂȘ quem deu. Durante a infĂąncia e principalmente na adolescĂȘncia , era com vocĂȘ que passĂĄvamos muitos finais de semana e dias de folga. Lembro de muitas vezes que passamos a noite conversando, rindo, cantando, vendo fotos, lendo as piadas das SeleçÔes e contando histĂłrias na sua casa, e depois vocĂȘ nos colocava para dormir e ia preparar tudo para o dia seguinte, sua casa parecia um lugar perfeito, o modelo de lar que queria ter quando adulta. Lembro de tudo o que fez por mim quando decidi prestar vestibular para medicina. Eu me lembro da noite de formatura, a cidade alagada, o carro teve problemas mas vocĂȘ fez o impossĂ­vel e chegou a tempo de me abraçar e celebrar. Lembro de vocĂȘ me contar sobre o tempo que viveu em SĂŁo Paulo e me incentivar a ir quando passei na residĂȘncia,e do quanto continou cuidando de longe, vocĂȘ parecia adivinhar exatamente quando eu precisava da sua ajuda. Quando vocĂȘ me disse que meu casamento foi um dos dias mais bonitos que viveu, eu soube que havia feito as escolhas certas. HĂĄ poucos meses,
eu disse que receber na minha casa quem sempre me acolheu sem reservas foi como realizar um sonho. Nunca vou me esquecer de vocĂȘ dizendo que estava se sentindo muito bem, Ă  vontade (e era tĂŁo difĂ­cil vocĂȘ se sentir assim fora da sua prĂłpria casa), das longas horas que passamos conversando Ă  mesa, que, aliĂĄs, foi um dos tantos presentes que vocĂȘ me deu. Eu me lembro de quando vocĂȘ voltou de um de seus passeios e me mostrou a caneca de chĂĄ que comprou inspirada na minha, e eu tive certeza de que estava fazendo boas escolhas por ser capaz de inspirar quem sempre foi meu modelo.

Quando penso que viveremos outros momentos e vocĂȘ nĂŁo estarĂĄ, sinto que a vida ficou mais vazia, sem um pedaço de nĂłs.
Confesso que, de vez em quando, ainda penso que foi sĂł um pesadelo, e que quando acordarmos vocĂȘ estarĂĄ aqui,e teremos muitos outros momentos juntas atĂ© vocĂȘ ficar bem velhinha.

Sabe, estamos vivendo dias tĂŁo difĂ­ceis, duros e tristes, e eu nĂŁo imaginava ter que lidar com a dor da sua ausĂȘncia no meio de tudo isso. Na ultima vez que nos falamos, vocĂȘ disse que ia ficar tudo bem e que aguardava o momento de nos reencontrarmos.
NĂŁo sei bem o quĂŁo mais difĂ­cil serĂĄ seguir sem a sua presença forte, amorosa e cuidadosa. Estamos todos meio perdidos sem vocĂȘ, que era um eixo de força e generosidade para toda a famĂ­lia. Mas estamos tentando unir nossas dores para cuidar uns dos outros e tomar todas as decisĂ”es de maneira discreta, competente e cuidadosa como vocĂȘ faria. NĂłs nos prometemos honrar sua memĂłria, sua histĂłria.

Preciso tambĂ©m te dizer que nesses dias duros e incertos, tenho me apegado ainda mais a tudo que valorizo e acredito para con- seguir. E que, ainda enquanto tento elaborar sua partida tĂŁo precoce, sĂșbita e inexplicĂĄvel, prometi a mim mesma que vou seguir tambĂ©m por vocĂȘ e pelo seu legado na minha vida. Quero poder inspirar ao menos uma pessoa da mesma maneira que vocĂȘ me inspira. Quero poder amar e cuidar de pessoas de maneira sincera e desprendida como sempre amou e cuidou de nĂłs.

Esses dias, recebi pelo correio o Ășltimo presente que vocĂȘ havia comprado pra mim, e eu nĂŁo tinha dĂșvidas de que ia gostar antes mesmo de ver-vocĂȘ sempre acertou.
Esses dias, ouvi sua voz pela Ășltima vez ao telefone enquanto tentava cuidar de vocĂȘ mesmo longe, como aprendi contigo.

Eu sei que vou te amar para sempre, porque vocĂȘ Ă© parte de mim. Tem sido difĂ­cil acreditar, mas prometo tentar manter a esperança de que vai ficar tudo bem. Em breve a gente se reencontra: eu,vocĂȘ, e nossa Maria.

Com amor, e uma saudade doĂ­da que eu desconhecia,

JequĂ©lie 






Nenhum comentĂĄrio: