segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bem da vida

A amizade é uma das maiores dádivas que o ser humano pode receber. Ela está para além dos alvos comuns, dos interesses compartilhados ou das mesmas histórias. É mais forte do que a atração física, mais profunda do que a solidariedade ou um projeto de vida. A amizade é a alegria de dar e receber, de amar e sofrer, de confiar e entregar sem reservas. É estar com o outro, mesmo quando não podemos nem aumentar a alegria, nem diminuir a tristeza. Amizade é o encontro de almas que a promove a nobreza do amor.


O culto ao individualismo, a busca pela realização pessoal, o narcisismo, a satisfação imposta pelo consumismo, tudo isso tem criado em nós uma sensação falsa de preenchimento e uma percepção cínica da amizade.
(...)
De um lado, nossa vida pode ser resumida na busca por um amigo, na renúncia da solidão; mas, por outro, rejeitamos a idéia de qualquer relacionamento cuja intimidade levante suspeitas sobre nossa integridade e comprometa nossa liberdade.


Foi a amizade entre Davi e Jônatas que livrou Davi da loucura de ser um homem amargo, doente e vingativo. (...).Davi tinha tudo para ser alguém assim. No entanto, a amizade de Jônatas surge como um jardim no meio do deserto de Davi. Ela o preserva, guarda seu coração e alma, mantém sua humanidade firme e verdadeira. A amizade salvou Davi.


(...)


 Se temos medo de amar, se não aceitamos os riscos e deficiências da amizade, então dificilmente construiremos os vínculos da comunhão. Nenhum amigo jamais preencherá sozinho as lacunas da nossa alma ou da nossa solidão. Mas é na amizade, com todas as suas limitações, que podemos experimentar o amor incondicional e ilimitado de Deus. É nela que aprendemos a dar e receber, a amar e ser amados, a perdoar e a compreender. 


(Ricardo Barbosa, em "Janelas para a Vida")


(Um amigo) Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna um amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão. Diante do amigo sabemos que não estamos sós. E alegria maior não pode existir.


(Rubem Alves)


A gente só conhece bem as coisas que cativou .
-Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!



Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...




Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.


(Antoine de Saint -Exupery, em "O Pequeno Príncipe")




"Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça dos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."


(João Guimarães Rosa, em "Grande Sertão:Veredas")






Eis o momento de ouro [da vida]: (...) quando o mundo todo, e algo além dele, se abre às mentes, enquanto conversamos; e ninguém tem qualquer queixa do outro ou responsabilidade por ele, mas todos são homens livres e iguais, como se tivéssemos nos conhecido pela primeira vez uma hora atrás, ao mesmo tempo em que somos envolvidos por uma Afeição amadurecida pelos anos. A vida - a vida natural - não tem um presente melhor a dar. Quem poderia merecê-lo?


A Amizade talvez seja responsável por metade de toda a felicidade do mundo, que nenhum círculo interno jamais poderá produzir.


(C.S.Lewis)





Nenhum comentário: