domingo, 28 de setembro de 2008

Atrevimento

Enquanto fazia a "matéria" pro Fala Sério!, eu revi os conceitos do Bogliolo (ou seriam do Fausto?) sobre Medicina, Saúde e Doença, que são bem interessantes:

Medicina é a arte e a ciência de promover a saúde e de prevenir, minorar ou curar os sofrimentos produzidos pelas doenças.
“Saúde é um estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive em que o indivíduo sente-se bem (saúde subjetiva) e não apresenta sinais ou alterações orgânicas evidentes (saúde objetiva)
“Doença é um estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo sente-se mal (sintomas) e/ou apresenta alterações orgânicas evidenciáveis (sinais)”

Isso serve pra confirmar a hipótese de que o médico não é só aquele que atende um paciente, ouve suas queixas, passa o remédio e chama o próximo. Ou então o que retira o tumor, "conserta" um ferimento, coloca uma prótese (se bem que alguns só vivem pra isso mesmo: de prótese em prótese, de silicone em silicone... nada contra,aliás, eles batalharam muuuuuuito pra conseguir fazer isso, eu admiro essa paciência e garra também, mas não é pra mim!) e pronto. O médico é alguém que lida, diariamente, com um número muito grande de seres humanos e com toda a variedade possível que isso possa resultar e deve ser, portanto, alguém disposto a conhecer e aprender nem que seja um pouco sobre o objeto de seu estudo: o ser humano e suas diversas facetas.
Os Conselhos de Esculápio( mitologia grega, se quiser saber mais é só procurar no Google, ué!) terminam da seguinte maneira:
“(...) se anseias conhecer o homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te médico meu filho".

É atrevimento, mas eu quero.

P.S.1: para o possível engraçadinho... Não. Não estou falando da doutrina de Patch Adams!!!
P.S.2: esse é outro caso, mas ainda estou intrigada quanto ao Ato Médico, sim!
P.S.3: o peso ao nascer influencia o estado nutricional ao final do primeiro ano de vida?
O que é que eu to fazendo na internet, genteeee?! :o

Nenhum comentário: